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8 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica oftalmológica

A preocupação com o atendimento deve ser uma prática constante em todos os tipos de estabelecimentos. Entretanto, quando se trata de saúde, tem-se um assunto ainda mais delicado. Por essa razão, a forma como se atende e se trata cada paciente faz toda a diferença. Aqui, não se trata apenas da conquista de clientes, mas da potencialização do cuidado com cada pessoa que procura o serviço. E, claro, como consequência disso, também há uma movimentação maior no rol de pacientes que acessam e confiam na clínica em questão.

Quer saber como melhorar o atendimento da sua clínica oftalmológica? Aqui estão as principais dicas para que você faça disso uma prática cotidiana.

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Reprodução – Nube

Conheça a jornada do paciente

De maneira geral, um paciente que procura uma clínica oftalmológica possui algum tipo de antecedente que o fez procurar pelo serviço. E, faz parte da prestação de um atendimento ideal conhecer o caminho feito por ele até a marcação da consulta.

A partir do conhecimento desse caminho que o paciente traçou, você poderá traçar estratégias específicas para cada um. Pois, a jornada diz muito sobre o tipo de paciente, suas preferências e expectativas. Com isso, tem-se um bom caminho de possibilidades a ser adotado pela clínica.

Mantenha uma boa equipe

Com certeza, a alma do atendimento perfeito é formada pelas pessoas envolvidas no processo. Embora uma boa estrutura seja muito importante, o contato com as pessoas muda a experiência com os serviços.

Por essa razão, é crucial manter a equipe em um mesmo ritmo, sinérgico e produtivo. Isso significa dizer que, cada etapa da experiência do paciente deve ser sempre atrativo e pessoal. Para que isso aconteça, recepcionistas, médicos, auxiliares, profissionais de limpeza e de todas as demais áreas devem estar envolvidos na missão de atender bem.

O ideal a se fazer para garantir isso é investir em treinamentos específicos para cada tipo de serviço. Como principais estratégias estão disponíveis ações como palestras, cursos e treinamentos de todos os tipos.

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Reprodução – Alctel

Trabalhe na organização

Quem já teve que ficar horas aguardando por um atendimento sabe bem como isso pode ser desgastante para a relação entre o usuário e o prestador de serviços. Então, convém cuidar para que a agenda seja organizada o suficiente de maneira a garantir o mínimo de cumprimento.

Primeiramente, fazer uma prévia do tipo de cada atendimento pode ajudar bastante. Ao saber que tipo de atendimentos irá prestar no dia, você poderá calcular melhor o tempo de atendimento. Entretanto, sempre há chances de atrasos, por isso, os imprevistos também devem entrar nos cálculos.

Evite atrasos

A partir da prática da organização, é possível manter uma rotina o mais próximo possível da pontualidade. Entretanto, não se trata apenas de agendar as consultas com espaços suficientes e orientar corretamente os pacientes em relação ao cumprimento do horário.

Afinal, a pontualidade também requer o compromisso pessoal de cada integrante da equipe. Desde a equipe de recepção até os auxiliares e médicos envolvidos no atendimento, é importante que todos cumpram o seu papel com responsabilidade.

Melhore a vida dos pacientes

Consultas oftalmológicas são o tipo de serviço que se procura com uma expectativa. Isso porque, de maneira geral, ao procurar pelo serviço, um paciente certamente possui algum tipo de demanda que o preocupa, por exemplo. Então, tudo o que ele precisa é que o caminho até a resolução seja o mais fácil possível.

Assim, nada melhor para a experiência de atendimento do que facilitar a vida do paciente. Para isso, é importante aplicar processos mais simples e eficientes. Desde o agendamento até a vinda do interessado à clínica, o tempo de espera e o tratamento que do paciente, o ideal é evitar as dificuldades.

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Reprodução – TDSA

Preste atendimento humanizado

Uma das grandes perdas da evolução tecnológica é a padronização de questões que devem ser individuais e humanizadas. Por isso, você deve aplicar nos processos da sua clínica oftalmológica o máximo de humanização no atendimento. A ideia é fazer com que o paciente volta para a sua casa com a sensação de acolhimento.

Como em qualquer tratamento de saúde, o atendimento oftalmológico requer a utilização da empatia. Isso significa que você, e toda a sua equipe, deve saber escutar e entender as questões de cada paciente. Com certeza isso fará como a satisfação do cliente aumente.

Seja claro na comunicação

Por muito tempo, a qualidade de médico esteve relacionada à forma como ele escreve as receitas e orientações. Entretanto, para ser considerado um bom atendimento, a relação precisa contar com clareza e entendimento das informações, tanto quanto aos aspectos da consulta quanto ao funcionamento da clínica como um todo.

A fim de melhorar essa experiência, a equipe precisa estar atenta às informações que são transmitidas e ao recebimento delas por parte dos pacientes. Assim, quanto mais puder, evite palavreados técnicos, formalidades exageradas e tudo o mais que dificulte a comunicação. Ao contrário, trabalhe de forma que o paciente consiga entender com clareza quais sejam suas possibilidades, restrições, direitos e recomendações.

Invista no marketing

Faz parte das práticas de atendimento o investimento em ações de marketing para a clínica oftalmológica. Pois, ações de marketing promovem interação entre o paciente e a clínica, de modo a estabelecer uma relação entre as partes.

Especialmente no âmbito digital, é importante estar atento às reações dos pacientes e clientes em potencial. A partir delas, a clínica oftalmológica precisa responder de alguma forma, demonstrando afeto, atenção e preocupação com a jornada do paciente. Além disso, é uma boa estratégia de promoção para a clinica.

Leia também: Equipamentos que todo consultório oftalmológico deve ter

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