consultório oftalmológico

Como montar uma clínica de Oftalmologia

Entre os novos ingressantes no mercado e especialistas que prestam serviços a outras empresas, a maioria quer mesmo é abrir a sua própria clínica de oftalmologia. Entretanto, isso não é como montar uma banca de doces ou empreender em áreas comuns. Afinal, trata-se de um segmento que cuida diretamente da saúde das pessoas. Por essa razão, um empreendimento nessa área precisa cumprir alguns direcionamentos.

Embora pareça algo muito complicado, a verdade é que, com as informações corretas, não há como dar errado. Por essa razão, reunimos aqui as principais informações sobre as quais você deve se atentar durante o processo de início.

Quer saber tudo sobre o assunto? Para isso, basta continuar com a gente até o fim deste post!

clínica de oftalmologia
Reprodução – Sanar

Planeje-se

Primeiramente, é importante que você se planeje devidamente para o passo que está prestes a dar. Esse é um passo essencial que garante muito do que poderá acontecer a seguir. Ao adiantar os acontecimentos através do planejamento, certamente você estará preparado para os imprevistos que podem surgir no caminho.

O planejamento engloba vários aspectos do negócio. Entre eles, estão questões importantes como o investimento inicial, planilhas de gastos e perspectivas de lucros. Nessa fase, cada detalhe conta; desde o investimento em pessoal até os gastos com energia, água, luz, e tudo o mais que sirva como material de expediente.

Escolha um bom local

Faz parte do processo de montagem a escolha de um bom local para o funcionamento da clínica de oftalmologia. Assim, essa é a fase em que se deve analisar cada detalhe sobre o acesso ao local, estrutura para os pacientes, possibilidade de expansão física, dentre outros aspectos.

Se possível, garanta que o local escolhido tenha uma opção funcional para o estacionamento de veículos. Além disso, é importante que a própria estrutura possa abrigar tudo o que você precisa para o funcionamento. Ou seja, o espaço deve possuir possibilidades para a instalação de uma recepção, sala de espera, consultórios e banheiros. Se houver espaços disponíveis para copa, estoque e sala administrativa, certamente será ainda melhor.

Clínica de oftalmologia
Reprodução – Medplus

Aja dentro da lei

Assim como todos os demais estabelecimentos, uma clínica de oftalmologia possui um conjunto de regras para se encaixar. Isso inclui diretrizes sanitárias e burocráticas que não podem ser ignoradas. Para garantir o cumprimento dessas regras, esteja por dentro das exigências municipais, estaduais e federais sobre o assunto.

Entre as principais exigências estão questões como registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de saúde, alvará de funcionamento, laudos técnicos de segurança, e outras mais que devem ser verificadas em cada caso. Ao se estruturar sob as normas corretas você garante a credibilidade do estabelecimento, além de evitar intervenções e sanções por parte dos órgãos reguladores.

Escolha bem os equipamentos

Montar uma clínica oftalmológica também requer investimento em bons equipamentos. A propósito, faz parte do planejamento levantar que máquinas são necessárias e quais as opções em tecnologia sobre elas.

Através da estrutura disponível, a clínica de oftalmologia pode atrair ou afastar pacientes interessados na utilização dos serviços. Afinal, questões como a tecnologia são cruciais na hora da formação de diagnósticos. Assim, faz toda a diferença escolher equipamento que possuam esse diferencial.

clínica de oftalmologia
Reprodução – Batista e Associados

Invista em propaganda

Em um tempo como esse, utilizar a propaganda em favor dos negócios vai fazer toda a diferença. Especialmente quando se trata de um novo empreendimento, as pessoas precisam saber de sua existência. Assim, ocupar os espaços de divulgação possíveis é uma boa estratégia na hora de montar uma clínica de oftalmologia.

A melhor forma de definir qual seja a maneira ideal de fazer o seu marketing, é conhecendo o público que será alvo de seu atendimento. Pois, só assim se saberá onde esse público está inserido, que tipo de mídia consome e, então, como alcançá-los da maneira mais efetiva.

Como um bom início, estar presente nas redes sociais é uma boa ação de propaganda, por exemplo. Através dos perfis, é possível coletar muitas informações para se usar nos passos seguintes.

Ofereça um serviço de qualidade

Para montar uma clínica de oftalmologia que traga bons resultados, é preciso que se oferte serviços de qualidade máxima. Essa é uma máxima capaz de fazer marketing por si só, fidelizar os pacientes e multiplicá-los.

A fim de atingir esse objetivo especificamente, todo um conjunto de práticas faz diferença. Através da capacitação da equipe, aquisição de equipamentos tecnológicos e funcionais, bom planejamento e um marketing diferenciado, certamente atingirá esse objetivo.

Assim, o melhor a fazer é oferecer as melhores respostas. Para que isso seja possível, primeiro você deve buscá-las. E nós sabemos bem onde você pode encontrar as melhores possibilidades. Especialmente no quesito equipamentos, há excelentes opções que você pode explorar.

Para acessar as melhores opções em equipamentos, fale com a Suplimed!

Leia também: Equipamentos que todo consultório oftalmológico deve ter

Fique por dentro de nossos
lançamentos

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em
primeira mão

×
×

Carrinho